quinta-feira, 19 de junho de 2014

Cronograma Capilar (Sem Neuras)

Oi gente linda! Tudo bem com vocês? Estão aproveitando o feriado?? Espero que sim :)

Hoje o post vai especialmente pra Robertinha (beijo Roberta :*), que esta em transição e assim como muitas de nós tem algumas dúvidas sobre como o cronograma funciona. Vocês vão ver que além de simples o cronograma traz de volta a nossos cabelos, tudo aquilo que é levado pelas químicas e outros agentes que deixam nossos cabelinhos tão judiados. Também é importante salientar que existe o rodízio de mascaras para que o fio não fique saturado. Então vamos parar com o blábláblá e aprender de vez a seguir e entender essa belezinha que vai salvar seu cabelo.

1 - O que é cronograma capilar? 
O cronograma capilar nada mais é do que um tratamento que em 4 semanas através de nutrições (N), hidratações (H) e reconstruções (R) trazem de volta tudo aquilo que foi perdido pelo cabelo em químicas, como alisamentos, tinturas, progressivas, chapinha etc. Lembrando que ele é um tratamento gradual e que não vai fazer seu cabelo ficar tipo o da Gisele Bündchen em apenas 1 semana certo?!!

2 - Como agem e quais são as etapas do cronograma capilar?
O cronograma varia de cabelo para cabelo, por exemplo, o meu cabelo é cacheado e por conta do formato em espiral ele não consegue reter umidade e muito menos fazer com que a oleosidade do couro cabeludo chegue as pontas, e por conta disso o ressecamento desse tipo de cabelo é quase certo e meu cabelo acaba necessitando muito mais de H porque ela faz com que o fio retenha mais umidade. 

A etapa N serve para repor os lipídeos (gordura) que são perdidos pelos fios, nessa etapa os nutrientes são depositados nas cutículas do cabelo de forma mais profunda e mais efetiva reduzindo o frizz e deixando o cabelo mais "molinho" e fácil de pentear..

A terceira e ultima etapa é a R, que atua na estrutura do fio através das proteínas e colágeno, fazendo com que o fio não quebre com facilidade ou fique elástico.

3 - Como saber do que meu cabelo precisa?

4 - Certo, já sei do que ele precisa! E agora?? Qual o tipo de mascara indicado para cada tratamento?


5 - Sei do que meu cabelo precisa, já tenho os produto, e agora? Como montar meu cronograma?
A montagem do cronograma vai de acordo com o seu tempo disponível e com a necessidade do seu cabelo.
É importante você saber, que entre um tratamento e outro deve haver um período mínimo de 24 horas de intervalo, pra que seu cabelo possa assimilar o tratamento anterior e não fique saturado com a quantidade de nutrientes depositados nos fios.

Tabela retirada da internet ( Blog "Chame do que você quiser)

A tabela acima mostra o "cronograma oficial" e é a partir dai que você fará o seu, de acordo com a necessidade do seu cabelo. Abaixo o meu cronograma: Foco nas Hidratações e Nutrições. Mesmo que você não lave seu cabelo 3 vezes na semana não tem problema, basta seguir a rotina fazendo um tratamento 2x na semana e na outra apenas um, por exemplo: 1ª Semana - 2 hidratações/ 2ª Hidratação e Nutrição e por ai vai. 

Obs:. Se seu cabelo esta MUITO danificado, quebradiço e elástico as reconstruções devem ser feitas a cada 15 dias e logo após ele se reestruturar volte a fazer uma vez por mês. É importante que essa "regra" seja seguida, para que seu cabelo não tenha um acumulo de queratina e outras proteínas fazendo com que haja o efeito reverso do tratamento. 

Bom meninas e meninos, é isso! Espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco mais sobre como o cronograma funciona, para que ele dê certo é só empenhar um pouco de disciplina e muito amor por seus cabelos que tudo dá certo, os efeitos são gradativos e você vai ver que após o primeiro mês de cronograma você será apresentada (o) a um novo cabelo, muito mais saudável e bonito :) tenha paciência que tudo dá certo!

Um grande beijo e fiquem com Deus!
Elis =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário